Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bella Quinta Cabernet Sauvignon Reserva 2005


Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTxrCb-j9R2ENobSgCRIeB4rVi9b00gOfXETyQvR4qnMdUnZYFHlUQA6gPs2oZxcokC99cAdkjzXqtsPEnm3VC5gCS-ihKmdelpw24Qw_70GIaDqJQn1IIEOsFUySm5d1i_GBrYn0iffgM/s320/DSC_4479.JPG 
E cá está mais um vinho Brasileiro que, confesso, até então eu não tinha conhecido. Ganhei este vinho do meu amigo João Felipe, autor do excelente blog Falando de Vinhos, dono da sensacional loja Vino & Sapore e, além disto tudo, confrade da confraria Saca Rolha!

Vindo do João, com certeza eu teria algo bastante interessante para degustar. Resolvi então abrir esta surpresa tendo como pano de fundo o show do Jamiroquai no Rock in Rio. Já que não pude estar por lá, pelo menos me divirto de casa!

A Vinícola Bella Quinta está situada em São Roque, interior de São Paulo. A década de 1920 marca o inicio da família na produção de vinhos na cidade de São Roque interior paulista. Inicialmente produzindo vinhos de mesa da variedade Niágara e Isabel.

A vindima de 2005 em Flores da Cunha Rio Grande do Sul marca o início da produção dos vinhos Bella Quinta.

Uma pequena parcela das uvas colhidas, selecionada de forma criteriosa, é vinificada segundo processos que misturam tradição e tecnologia, de modo a transmitir para cada garrafa toda a sabedoria da mãe natureza.

Vamos ao que achei deste Cabernet Sauvignon Brasileiro:

Visual: A garrafa é discreta, mas elegante e com bonitos traços. A rolha é de compensado de cortiça e não é personalizada para a bodega. Coloração rubi bastante escuro já mostrando um leve halo alaranjado mostrando sinais de evolução. Lágrimas gordas, rápidas e transparentes.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZOaIlZg0WsBiOPavT_vIUwx4xrWd_0ahI-taaqNH29kq3103gMqp-nqUotCEv3apRIUkqiQcKW2uW98d9u2IU-ggm47meT6PH7WiSZ2SP4z501hcg7C-T8R6sDduM7SZSNIO3WutFd_Et/s320/DSC_4481.JPG 
Olfato: Quem me acompanha sabe que gosto de falar a primeira impressão que o vinho me trouxe. Aqui foi a surpresa de encontrar uma complexidade nada comum para vinhos nesta faixa de preço. As frutas não são tão destacadas e se apresentam em frutas vermelhas (amora). Traz um eucalipto bastante presente. Continuando percebemos especiarias, um sutil toque de chocolate e o tostado da carvalho muito bem integrado.

Paladar: Ataque inicial médio e super elegante. Taninos com boa concentração, mas já maduros e finos. Corpo médio e com uma estrutura muito boa. Acidez presente mas não tão intensa. A complexidade na boca também surpreende, bem como a sua persistência. O final traz uma pequenina ponta de amargor.

O site da vinícola ainda está em construção. Consegui algumas informações técnicas deste vinho no site Vinhos de São Roque que seguem abaixo:

Colheita das uvas: 18/03/2005

Maceração: 10 dias em tanque de aço, com controle de temperatura

Fermentação Malotática: Finalizada em 17/04/2005

Estabilização Tartárica: Natural

Maturação: Barricas de Carvalho Americano por 8 meses

Teor Alcoolico: 13,27% vol


É minha gente, mais um vinho Brasuca que surpreende!
In Vino Veritas!

By Gustavo Kauffman (GK)