Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola




Ingredientes

4 medalhões de filé mignon – aproximadamente 110 gramas cada um.
8 batatas médias
150 gramas de queijo gorgonzola
150 ml de creme de leite
100 ml de leite
Salsinha picada misturada com azeite
Azeite
Pimenta do reino a gosto
Sal

Forma de preparo

a) Corte as batatas em quatro partes, cozinhe-as e depois as doure numa frigideira com um pouco de azeite. Se preferir deixe-as com a casca. Corrija o sal e reserve.
b) Misture numa vasilha o queijo gorgonzola, o leite e o creme de leite, e aqueça tudo numa frigideira em fogo brando, até começar a derreter o queijo. Reserve.
c) Salgue, sele e doure os medalhões dos dois lados numa frigideira grande com um pouco de azeite. Adicione 50 ml de vinho tinto ou branco se desejar mais umidade e um filé mais ao ponto. Importante a carne não estar gelada, mas a temperatura ambiente. Reserve.

Montagem do Prato

Num prato coloque os medalhões de um lado, as batatas de outro e entre eles ou sobre o medalhão espalhe o creme de gorgonzola. Dê uma cor ao prato espalhando uma colher de salsinha no azeite sobre as batatas. Sirva imediatamente.

Observações

Enquanto a carne é finalizada aqueça o creme de gorgonzola e as batatas, para que nada seja servido frio. As batatas podem ser mantidas no forno pré- aquecido enquanto o prato é finalizado.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Como identificar um vinho estragado ?




Não tem nada mais desagradável que abrir um vinho e verificar que tem alguma coisa de errado.
Na maioria das vezes fica difícil ter certeza do fato, nunca é unânime. Veja abaixo as situações possíveis para se diagnosticar o problema.

Bouchonnè
Não dá para saber se um vinho ficou Bouchonné só de olhar. O mofo da rolha não aparece na superfície dela e nem nos pedaços que flutuam em sua taça, você precisa cheirar. De uma forma óbvia o vinho terá um aroma de papelão molhado e mofo. Quanto mais tempo deixar na taça mais intensa ficará esta característica.

Oxidado
A oxidação e causada pelo excesso de oxigênio no vinho. Pode ser devido a falha de vedação, resultando em um envelhecimento precoce ou oxidação.
A tendência de usar níveis menores de dióxido de enxofre no processo de engarrafar também indica o aumento no numero de vinhos oxidados. Diferente do Bouchonné é possível enxergar os efeitos da oxidação do vinho. Vinho branco ganha uma cor cobre escuro e o tinto uma cor mais clara e amarronzado. Mais a forma mais fácil de identificar é a semelhança ao vinagre !

Outras falhas
Sulfeto de hidrogênio aparece com freqüência em vinhos que foram fermentados em um ambiente com limitação de nitrogênio e acabam por exalar um cheiro de ovos podres. Nesta linha ainda a possibilidade de cheirar a acetona e vinagre. E a falta de higiene na vinícola provoca odores de gesso e crina de cavalo, é mole !

O que fazer ?
De imediato, no primeiro gole separe a garrafa e devolva. Em qualquer lugar que seja, restaurante, loja independente, supermercado e etc….
Não espere a garrafa ficar no final, pois não vai pegar bem.
Fonte de pesquisa: Livro Vinho Matt Skinner





quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dica de leitura: “A viúva Clicquot”



Casada com Philippe Clicquot-Muiron, que deu início à pequena vinícola Clicquot, Barbe Nicole se viu à frente de um negócio tradicionalmente masculino ao perder o marido, tornando a casa uma das mais conhecidas do mundo. “A viúva Clicquot”, de Tilar J. Mazzeo, conta a ascensão do famoso rótulo. Além da vida da mulher que revolucionou o champagne, o livro passa por revoluções, guerras e embargos comerciais. “A viúva Clicquot” não fala sobre riquezas e comemorações, mas superação, pioneirismo e garrafas explosivas em verões escaldantes, que garantiam o sucesso ou a derrota de toda uma família da noite para o dia.





terça-feira, 8 de maio de 2012

Adega telha, uma ideia sustentável



Adega telha é uma ótima opção para armazenar seus vinhos prediletos de uma maneira simples e benéfica para o planeta. Confira nossa dica! 



Materiais:

Serrote

Placa de fibrocimento ondulada
Lixa d´água nº 180
Tubo de alumínio
Massa adesiva epóxi ( dois componentes)
4 de 20 x 80 cm cada uma1quantidade necessária




Passos

1 - Com um serrote, corte uma placa de fibrocimento de acordo com o comprimento desejado para a adega
.


2 - Alise as bordas, lixando com lixa d'água n° 180.


3 - Corte pedaços de 5 cm de tubo de alumínio.


4 - Prenda-os na placa de fibrocimento com a massa adesiva epóxi.Deixe secar durante dez minutos.


5 - Superponha a chapa seguinte invertendo o sentido das ondas e prenda nela a outra extremidade dos tubos com massa adesiva. Repita o procedimento com a quantidade de placas necessárias para a altura desejada. 

E se não quiser ela rustica assim ainda dá para pintar de acordo com sua decoração!