A conclusão não chega a ser novidade. A surpresa, porém, é que o levantamento traz números a esta evidência de que o vinho é parte relevante na conquista: 70% das quase 10,5 mil mulheres ouvidas consideram que o sucesso de um encontro amoroso passa pelo vinho! Outro dado relevante confirma uma impressão antiga – as mulheres preferem beber vinho com os amigos. Quase 70% delas disseram que a melhor hora de beber vinho é uma noite de convívio com os amigos, um aumento de 10% em relação ao último levantamento.
Os flagrantes mais importantes desta pesquisa insólita é que, ao contrário do que se imaginava, as mulheres preferem vinho tinto e não branco. Isso mesmo, mais da metade das mulheres ouvidas contaram que gostam de beber vinhos tintos, contra 26% que elegem os brancos. Entretanto, a pesquisa mostra que, cada vez mais, as mulheres tomam vinho rosé. Quase 16% das pesquisadas falaram que beberam vinho rosé este ano, ante apenas 6% em 2009, totalizando um aumento de 160% em dois anos. Isso demonstra que as mulheres, pelo menos as europeias e norte-americanas, estão claramente indo rumo ao vinho rosé, especialmente as mais jovens, com idade entre 18 e 30 anos. As brasileiras podem estar no mesmo caminho...
m mais saliente do estudo é que as mulheres não têm preconceito em relação ao vinho. Ou seja, gostam de experimentar rótulos de diferentes lugares, estando abertas a lançamentos e novidades. A autoconfiança feminina é tão grande no mundo de Baco que 58% das mulheres disseram saber tanto sobre vinho quanto os homens. É o que se vê no dia a dia, quando, em geral, são as mulheres que escolhem os rótulos que serão apreciados pelo casal.
A investigação acerca do gosto feminino mostra também que o país de origem (62%) e as variedades de uva (49%) são os dois fatores mais importantes na escolha das mulheres sobre o vinho que irão tomar. O preço é classificado apenas em terceiro lugar. Conclusão, as mulheres estão preocupadas com o prazer, não com o bolso. Apenas as mais jovens, entre 18 e 30 anos, são particularmente influenciadas pelo preço.
As moças até 30 anos ainda têm o costume de usar a internet para procurar informações sobre vinho. Dois terços (quase 75%) das mulheres americanas, que são muito parecidas com as brasileiras em seus gostos globalizados, consideram que beber vinho é uma escolha de estilo de vida. A embalagem, incluindo rótulo e garrafas, recebe particular atenção das mulheres mais jovens, conforme aponta a pesquisa. A maioria acha que a primeira impressão – estética – diz muito sobre o conteúdo em questão, o vinho. Depois de todas estas informações, encerro com a frase da minha amiga carioca Cacá Azevedo. “A primeira semelhança entre as mulheres e o vinho é que não precisamos entender nem um nem outro, basta gostar.”
Publicado em: 22 Agosto, 2011 por Orestes d.
By Wine Tag
Nenhum comentário:
Postar um comentário