Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vinho bom é o que une pessoas

Existe alguma coisa muito especial e particular dessa bebida quando as pessoas se reúnem e rapidamente alguém traz uma garrafa em mãos. Logo em seguida as taças se encontram cheias e o papo começa a rolar. Histórias são contadas, momentos são lembrados, e não demora muito para o riso reinar no ambiente. As taças vão esvaziando, deliciosos aperitivos ou até mesmo um bom jantar é saboreado, e aquele momento vai se estendendo sem que ninguém perceba as horas passando. Abre-se outra garrafa, e mais outra, e geralmente nesses momentos a marca e o preço do vinho é o que menos importa. A experiência, a diversão, o momento em si, ganham prioridade sobre qualquer discussão de notas aromáticas ou gustativas, ou qualquer comparação com outros rótulos, e a única coisa que fazemos é simplesmente desfrutar do vinho e daquele momento descontraído e, diria até, mágico, que ele nos proporcionou. Ok, o mágico talvez fique por conta de todo mundo no final da noite já estar chapado, mas vocês entenderam.
Conversando com amigos e colegas, fica claro que esse é um sentimento compartilhado por todos que apreciam a bebida e a cultura. É engraçado, pois podemos até fazer um paralelo com o costume do brasileiro de sentar num barzinho, tomar umas cervejas com os amigos, se divertir, mas acredito que exista algo muito particular no vinho em si. O objetivo é o mesmo, mas a experiência é diferente. Ou será que estou viajando e tudo poderia ser resumido a uma reunião com amigos acompanhada de comida e bebida? Mas creio que não. Existe um certo aspecto de tradição, talvez, na degustação de um vinho. Mas não tenho certeza se é isso que faz a diferença.
Gostaria até de saber de vocês, caros leitores, o que acreditam ser tão único no vinho que o difere de qualquer outra bebida? Existe diferença entre apreciar a companhia dos amigos, parentes ou daquela pessoa especial com uma boa garrafa e apreciar com umas geladas garrafas de sua cerveja favorita? Óbvio que a bebida é diferente, mas a experiência daquele momento é diferente para vocês? Se sim, por quê? E por favor, não hesitem em compartilhar suas experiências. Quem sabe a gente não abre uma garrafa, serve umas taças e todo mundo bate um papo aí nos comentários mesmo?
By  Vitor N.

           www.vinhosdesaoroque.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário