Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Como identificar um vinho estragado ?




Não tem nada mais desagradável que abrir um vinho e verificar que tem alguma coisa de errado.
Na maioria das vezes fica difícil ter certeza do fato, nunca é unânime. Veja abaixo as situações possíveis para se diagnosticar o problema.

Bouchonnè
Não dá para saber se um vinho ficou Bouchonné só de olhar. O mofo da rolha não aparece na superfície dela e nem nos pedaços que flutuam em sua taça, você precisa cheirar. De uma forma óbvia o vinho terá um aroma de papelão molhado e mofo. Quanto mais tempo deixar na taça mais intensa ficará esta característica.

Oxidado
A oxidação e causada pelo excesso de oxigênio no vinho. Pode ser devido a falha de vedação, resultando em um envelhecimento precoce ou oxidação.
A tendência de usar níveis menores de dióxido de enxofre no processo de engarrafar também indica o aumento no numero de vinhos oxidados. Diferente do Bouchonné é possível enxergar os efeitos da oxidação do vinho. Vinho branco ganha uma cor cobre escuro e o tinto uma cor mais clara e amarronzado. Mais a forma mais fácil de identificar é a semelhança ao vinagre !

Outras falhas
Sulfeto de hidrogênio aparece com freqüência em vinhos que foram fermentados em um ambiente com limitação de nitrogênio e acabam por exalar um cheiro de ovos podres. Nesta linha ainda a possibilidade de cheirar a acetona e vinagre. E a falta de higiene na vinícola provoca odores de gesso e crina de cavalo, é mole !

O que fazer ?
De imediato, no primeiro gole separe a garrafa e devolva. Em qualquer lugar que seja, restaurante, loja independente, supermercado e etc….
Não espere a garrafa ficar no final, pois não vai pegar bem.
Fonte de pesquisa: Livro Vinho Matt Skinner





Nenhum comentário:

Postar um comentário