Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Friulano, uma italiana inesquecível



A variedade, cultivada na região de Friuli-Venezia Giulia, na Itália, produz os mais famosos vinhos brancos da região. Caraterizada pela sua presença marcante, a uva se destaca pela vivacidade e elegância resultante em seus vinhos.
Uma uva pouco conhecida, a Friulano já esteve em meio à uma briga judicial por conta do seu nome. Até pouco tempo atrás, a variedade italiana era conhecida comoTocai Friulano, mas um acordo entre a Itália e a União Europeia proibiu, desde 2007, o uso do nome “Tocai”. Isso porque o nome é muito semelhante ao vinho húngaro Tokaj. A semelhança, no entanto, está apenas no nome, já que suas características são bem diferentes. 
Cultivada no nordeste da Itália, a variedade produz deliciosos vinhos brancos, com notas florais e de pera. Com aroma extremamente agradável, pode remeter à ervas e frutas cítricas. Geralmente, os seus vinhos são meio encorpados e cremosos, com toques de ervas, acidez equilibrada e persistência. Sua cor amarelada com leves reflexos verdes, o torna visualmente bonito quando colocado na taça.
A uva, de fato, produz vinhos brancos com presença. Raramente são simplórios, raramente são frágeis. Ao contrário, são vinhos concentrados, com pronunciados sabores de frutas. Inclusive, muitos produtores da Friulano a consideram como a mais masculina das uvas brancas, devido sua ousada personalidade. 
Para acompanhar a vivacidade dessa uva, aposte nos aperitivos e frutos do mar. Os amantes da culinária japonesa e peruana vão se deliciar com os vinhos elaborados a partir dessa uva, já que harmonizam perfeitamente com sushis, sashimis e ceviches. Agora que já conhece a variedade, nada mais justo do que experimentar os seus vinhos, não é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário