A matéria publicada na Wine Spectator de fevereiro de 2012 na coluna de James Laube abre os horizontes dos apreciadores de vinho com dicas e considerações bastante válidas. Segue um breve resumo da matéria.
- Deguste às cegas. A prática remove preconceitos. Além de tirar a influência de fatores como preço e “rótulo” vai melhorar sua capacidade de degustação. Outra vantagem é descobrir que alguns vinhos acessíveis são capazes de fazer frente a outros mais caros.
- Coloque um teto no valor do vinho que pretende comprar. Uma boa estratégia é fixar um preço máximo para 90% dos seus vinhos. Hoje a competição tem aumentado a qualidade e baixado os preços.
- Saia da sua zona de conforto. As opções são muitas, torne a descoberta uma aventura. Se você gosta de um estilo, mas não entende outro, faça uma prova, os estilos estão sempre mudando. Tente aprender sobre novas regiões e castas.
- Evite clubes de vinho. A cada semana aparece um novo. Estes clubes são, na maioria, desova para vinhos que ninguém mais quis, por que você vai querer? Nem sempre a conveniência é a melhor pedida.
- Cuidado com as promoções. Sempre compre uma garrafa primeiro para certificar que você gosta, aí sim aproveite para comprar mais quantidade.
- Procure safras mais velhas, uma ou duas anteriores a atual. É verdade que algumas não vendem devido a questões de qualidade, mas muitos produtores amadurecem seus vinhos por até cinco anos em suas adegas para colocá-los no mercado apenas quando atingem o auge.
- Use taças melhores. Você vai gostar ainda mais do seu vinho quando tomá-lo em taças de design apropriado. Compre um decanter e aere seus vinhos. Nunca provei um vinho que tenha piorado com uma breve decantação. Até mesmo os brancos podem se beneficiar.
- Cuidado com a guarda de vinhos. Vários melhoram com o passar do tempo, mas a maioria não. Vinhos modernos enfatizam o obvio: muitos produtores estão no negócio para vender vinhos e é mais vantajoso que estejam prontos para o consumo. Leve em consideração as garrafas magnum, elas envelhecem melhor.
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