Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Você sabe qual a real utilidade de um decanter?



O termo “decantar” significa livrar um líquido de impurezas e, o utensílio de fundo largo e abertura estreita, serve para separar sedimentos de um determinado líquido e, no caso do vinho, também para oxigená-los de forma que seus aromas e sabores se sobressaiam. 

Durante muito tempo eram comuns vinhos não filtrados ou clarificados – diferente de hoje em dia – e, por isso, formavam sedimentos após alguns anos de guarda. Dessa forma, era necessário decantar a bebida para essa separação. Apesar da maioria das vezes não apresentarem riscos à saúde, eram vistos e sentidos ao paladar, deixando um sabor meio amargo e uma percepção de adstringência.

Hoje, a função do decanter passa a ser de aerar o vinho e deixá-lo “respirar” para seus aromas e sabores ganharem mais presença. Para vinhos simples e potentes, em questão de poucos minutos – cerca de 30 - a bebida estará aberta e pronta para o consumo. Não espere muito para degustá-la, já que a oxidação poderá prejudicá-la.

Já, bons exemplares do “Novo Mundo” com alto teor alcoólico, podem atingir seu ápice após sete horas de descanso. Em contrapartida, os mais antigos e que já foram separados dos sedimentos, devem ser degustados logo após serem colocados no decanter, já que como são antigos, provavelmente, já atingiram o seu ápice, logo, não necessitam ser aerados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário