Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resveratrol ajuda na prevenção da cegueira.

                                 Vinho e Saúde

                                              
Estudos anteriores já tinham revelado que o resveratrol, um composto de polifenóis encontrados em abundância no vinho tinto e uvas, ajuda a reduzir a inflamação das artérias. Agora, um estudo publicado no American Journal of Pathology, verifica que este composto químico reduz o crescimento dos vasos sangüíneos no olho, reduzindo assim os sintomas associados com as principais causas de cegueira.
Pesquisadores do departamento de oftalmologia da Universidade de Washington em St. Louis, trabalhando com farmacologistas da Escola Médica RW Johnson em Nova Jersey, descobriram que o resveratrol, quando administrado em doses elevadas, ajuda a bloquear a formação de novos vasos sangüíneos (angiogênese).
A angiogênese em pacientes saudáveis é normalmente equilibrada, mas quando vasos sanguíneos crescem fora de controle, o resultado é sintomático de diversos cânceres, de doenças relacionadas à idade como cegueira diabética e da degeneração macular. Os pesquisadores fizeram quatro incisões a laser em retinas de ratos, estimulando a angiogênese. Um grupo de ratos não recebeu resveratrol e dois outros grupos receberam doses de 22,5 e 45 miligramas de resveratrol por quilo de peso, valores consideravelmente maiores do que o encontrado em garrafas de vinho. Os cientistas notaram que, nos dois grupos de ratos que consumiram resveratrol, os vasos sanguíneos anormais começaram a desaparecer. O efeito foi muito mais acentuado no grupo que recebeu a maior dose. Após sete dias de tratamento com resveratrol, o volume de vasos sanguíneos anormais foi de aproximadamente um por cento do valor encontrado no grupo controle.

Fonte: Wine Spectator      http://www.vinhosdesaoroque.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário