Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uva E Vinho Os Aliados Da Saúde

 Em estudos feitos na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, descobriu-se que tomar meia taça de vinho tinto por dia, pode prevenir doenças do coração. Contudo não é o vinho tinto em si que faz bem e sim os flavonóides, pigmentos encontrados na casca vermelha da uva vermelha.
Os flavonóides aumentam as taxas de colesterol bom, o HDL, e ajudam a inibir a produção de substancias responsáveis pelo enrijecimento das artérias. Se tomarmos um copo de suco de uva vermelha, também teremos o mesmo benefício de meia taça de vinho, com a vantagem do suco não ser alcoólico.
 Recentemente, foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto – chamado polifenol – eficaz para manter a pele jovem. As sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções.
O uso tradicional e o recomendado pelas recentes descobertas científicas mostram a importância da uva para nossa vida diária.
           
PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

            É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
Valor Calórico:100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
           
Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas.
A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos.
 Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos.
Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.

É sempre bom ressaltar que os efeitos do vinho, citados acima, são verificados quando realiza-se o consumo moderado. Como tudo em excesso faz mal, a ingestão do vinho também, afinal, mesmo apresentando tantos benefícios, não deixa de ser uma bebida alcoólica, e assim sendo pode induzir a inúmeros agravantes à saúde.

            Opte por saúde, escolha a moderação! Diversifique sua alimentação e cuide de si mesmo. Boa semana e muita saúde para seu coração.

 http://www.vinhosdesaoroque.com.br/

Izaara Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário