Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Entre vinhos, cartas e amores




O roteiro pode ser um pouco previsível, mas não é difícil entrar no clima porque "Cartas para Julieta" é um romance envolvente com todo seu humor, sensibilidade e fotografia. Como muitas obras deste tipo, o filme trata de uma jornada em busca do que se perdeu, seja encontrar o amado ou a paixão perdido em uma relação antiga e desgastada no dia a dia.

Essa é a base do trabalho do diretor Gary Winick (De Repente 30 e Noivas em Guerra), que deu a oportunidade a jovem promissora atriz Amanda Seyfried (Mama Mia) de estrelar mais um sucesso na telona como Sophie, uma checadora na redação da revista The New Yorker, que tem uma chance de mostrar sua veia jornalística durante viagem de pré-lua de mel com o noivo Victor (Gael García Bernal), um chef em meio a preparação do primeiro restaurante próprio.

O jovem casal viaja para Verona, que se torna palco do enredo, que tem como foco principal a história da Casa di Giulietta, residência considerada o endereço da trama escrita por Shakespeare (Romeu e Julieta) e que recebeu sua primeira carta endereçada a Julieta em 1937. Naquele local, Sophie busca uma inspiração para sua primeira grande chance como jornalista ao encontrar e se envolver no trabalho das Secretárias de Julieta (senhoras que respondem as cartas de mulheres apaixonadas).

Quando começa a retirar as cartas com o grupo de senhoras, ela descobre acidentalmente uma mensagem deixada há mais de 50 anos por uma jovem chamada Claire Smith (agora interpretada por Vanessa Redgrave) sobre sua paixão por um jovem italiano chamado Lorenzo, por que se apaixonara numa viagem de férias com a família. Esse é o ponto inicial da jornada desta futura jornalista que decide contactar a autora da carta e promover esse encontro tão esperado, num roteiro pela Itália com partida por Verona e rumo à Siena e Florença, na região da Toscana.

Nesta passagem de um passado cheio de amor para a descoberta da verdadeira paixão do presente, o espectador se admira com aqueles cenários deslumbrantes mostrados no filme, as descobertas dos personagens e a riqueza enogastronômica. De Verona (cidade fundada pelos Celtas e imortalizada pelo romancista e escritor inglês), podemos destacar o setor vitivinícola que é considerado o mais importante da região, com vinhas altamente especializadas para a produção de vinhos de qualidade, com dez vinhos DOC e três DOCG. É de lá que se aprecia rótulos como o La Poja, Serego Alighieri, Corvina Rondinella, Palazzo della Torre e Valpolicella.
A cidade de Siena é considerada uma das mais belas da Itália e é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. De fato, esta é considerada a pátria de alguns dos mais famosos vinhos italianos, como o Nobile di Montepulciano, Santo di Montepulciano e Orcia.
A cidade natal de Dante Alighieri (autor de "Divina Comédia"), Florença é considerada o berço do Renascimento italiano e antiga capital da moda. E hoje é a capital e maior cidade da região da Toscana e uma das cidades mais belas do mundo, onde se pode conferir mais uma leva de rótulos de destaque como o Chianti Clássico e o Vernaccia di San Gimignano.


Ficha Técnica:
Título original: Letters to Juliet
Gênero: Drama/ Romance
Duração: 105 minutos
Ano de lançamento: 2010 
Direção: Gary Winick
Roteiro: Jose Rivera e Tim Sullivan
Produção: Ellen Barkin, Mark Canton, Eric Feig, Caroline Kaplan, Patrick Wachsberger
Direção de arte: Stefano Maria Ortolani e Saverio Sammali
Elenco: Elenco: Amanda Seyfried, Gael García Bernal, Vanessa Redgrave, Christopher Egan, Daniel Baldock, Ashley Lilley, Franco Nero, Anna Kuchma


Nenhum comentário:

Postar um comentário